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IoT: A indústria da moda e a Internet das Coisas




Estamos vivenciando a quarta revolução industrial e a terceira revolução da internet, a conhecida Internet das Coisas ou Internet of Things - IoT, braço fundamental desta indústria, que veio para aumentar a velocidade de produção, reduzir processos e tornar produtos inteligentes e capazes de interagir com os usuários. 

Segundo professor da Universidade de Georgetown, Michael Nelson, até a próxima década, haverá mais de 100 bilhões de objetos conectados à internet. 

O setor de confecções é uma das áreas da indústria da moda de grande competitividade e mecanismos eficientes, que necessitam do uso de novas tecnologias a fim de evitar os gargalos que comprometem o cumprimento das metas diárias das empresas

A função da IoT na indústria de confecções é conectar máquinas à internet e fazer que ela possua uma inteligência com o objetivo de ajudar na gestão e na produtividade da confecção, promovendo agilidade, versatilidade e flexibilização das máquinas e processos utilizados.

Uma das estratégias para o aumento da competitividade dessas empresas se dá através do investimento no capital humano, em educação e inovação, sobretudo com os envolvidos na gestão de produtos, criação, desenvolvimento e produção.

Tais avanços exigem competências profissionais na área digital, com conhecimento e habilidade no uso das ferramentas computacionais, além da gestão do design.

Essas competências devem ser adquiridas durante a graduação em Design de Moda e fortalecidas na educação continuada, através de cursos de Pós-Graduação e extensão da área. Com o crescimento da tecnologia, e o aprimoramento da IoT nas grandes empresas e indústrias, é dever das Instituições de Ensino Superior, proporcionar aos seus alunos essa experiência.   



Profa. Regina Almeida

Coordenadora do Curso Design de Moda da UniAteneu Centro Universitário

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