Pular para o conteúdo principal

Você tem WhatsApp? 13 dicas de como utilizar o app de forma profissional




A pergunta é apenas uma provocação, tendo em vista que o aplicativo se tornou uma das ferramentas de comunicação mais utilizadas no mundo.

Há três anos, quando foi comprado pelo Facebook, o WhatsApp era usado por 450 milhões de pessoas, mas já alcançou 1,5 bilhão de usuários ativos. De acordo com empresa, 55 bilhões de mensagens são enviadas por dia no aplicativo. No Brasil, atualmente, existem mais de 120 milhões de usuários ativos.

A troca de mensagens deixou de ser pessoal e invadiu espaço no ambiente organizacional, com compartilhamento de vídeos, fotos, artigos, relatórios etc. Tornou-se comum a formação de grupos no aplicativo para falar sobre assuntos profissionais.

Em outro levantamento realizado pelo WhatsApp, cerca de 80% das empresas utilizam a ferramenta para se comunicar com clientes. Por este motivo, recentemente, os desenvolvedores do aplicativo disponibilizaram a versão Business para o mercado. Por meio dela, pequenas e médias empresas podem manter um canal mais próximo de relacionamento com os seus clientes, oferecer e comprar produtos, bem como contratar serviços.

Se você faz parte de um grupo de trabalho na rede é importante tomar cuidado e respeitar algumas regras.


  • Manter a objetividade
  • Não desviar a conversa para assuntos pessoais
  • Se você administra o grupo, estabeleça os assuntos que podem ser tratados
  • Evite piadinhas ou vídeos engraçados
  • Nem sempre uma conversa deve ser compartilhada com todos do grupo
  • Compartilhe apenas informações que forem úteis ao grupo
  • Se a informação interessa à apenas uma pessoa ou algumas do grupo, troque mensagens no privado ou crie um novo grupo
  • Não escreva mensagens em caixa alta, passa a impressão que a pessoa está gritando ou exaltado
  • Cuidado com os erros de linguagem e frases mal elaboradas
  • Considere o horário de expediente (casos de emergência são exceção)
  • Escolha uma foto adequada para se apresentar na rede profissional
  • Cuidado no momento de enviar a mensagem, na pressa, podemos enviar uma mensagem ao destinatário errado
  • Sempre revise o conteúdo e destinatário


Em resumo, aproveite a facilidade do uso da ferramenta para fortalecer sua marca pessoal. É necessário ser visto e lembrado, mas mantenha o bom senso, para que as pessoas não tenham más lembranças suas, apenas sentimentos construtivos. Utilize o WhatsApp para se diferenciar dos demais.

Acrescentando, tome cuidado para não ser contraditório com suas ações online e offline. Na maioria das vezes não há uma congruência com o que você fala, pensa e faz. Muitas empresas buscam, nas redes sociais, alguma informação para comprovar o seu perfil e isso pode ser definitivo na escolha do profissional ideal. Use as mídias com equilíbrio, nada de opiniões radicais, você pode defender seu ponto de vista sobre qualquer assunto, desde que seja de maneira polida e respeitosa.


Andreza Albuquerque
Gestora de Carreiras do Centro Universitário Ateneu

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Camila Carla, apresentadora e radialista, visita a FATE e fecha proveitosa parceria.

FATE promove parceria a locutora mais famosa e querida do estado do Ceará.

NAC e Ateneu Pecém Produzem Encontro Especial Para Egressos.

Na noite 9 de novembro a Faculdade Ateneu do Pecém realizou um encontro especial com alunos egressos, formandos de 2016.1 e 2016.2, de três cursos oferecidos no campus. O evento foi organizado pelo Núcleo de Apoio a Carreira (NAC) em parceria com o a gestão da Faculdade Ateneu do Pecém.

Ateneu novamente apoia o “MILSET BRASIL” e tem participação destacada no evento.

Pelo segundo ano consecutivo, a Faculdade Ateneu participou como apoiador de uma das propostas científico-acadêmicas mais importantes do Brasil, a feira “EXPO MILSET”. Mais uma vez, a FATE foi apoiadora oficial do evento, e os seus trabalhos e stand foram amplamente reconhecidos pelos presentes.