Pular para o conteúdo principal

Qualidades Humanas: Tendência para o futuro do Mercado do Trabalho

O que esperar do contexto atual? Sabe para onde o mercado está caminhando?




É natural ao início de cada novo ano realizarmos alguns balanços sobre o que fizemos de certo e errado até então. Isso ocorre com muitos brasileiros, principalmente no campo profissional. É neste momento que se desenham novas perspectivas e rumos. 
O fato é que as exigências de mercado não estão mudando, elas já mudaram e é fácil se assustar com isso.
 
Muitos pensam que a bola da vez são os avanços tecnológicos, processos de automação etc. Contudo, o que mais tenho percebido é a necessidade de qualidades humanas para se dar bem no mercado e ser um bom profissional.

É preciso desenvolver ou fortalecer algumas habilidades comportamentais, que nos nortearão frente a esse mercado cada vez mais desafiador. Então, além do conhecimento teórico e tecnológico necessários, devemos trabalhar nossa empatia, capacidade de aprendizado contínuo, criatividade, tolerância com a diferença, além de oferecer sempre o melhor serviço possível. 

O que se pode notar é que são várias as habilidades sociais e elas se tornaram um diferencial. 

Mas se você acredita não possuir essas qualidades mais humanas (podemos chamar assim), não é o fim do mundo. Uma dica relevante é se utilizar do coaching. Atualmente várias consultorias oferecem esse tipo de serviço. Procure por treinamentos específicos, que trabalhem os aspectos comportamentais, não é difícil encontrar, até mesmo algumas Instituições de Ensino oferecem cursos de extensão que desenvolvem essas capacidades.
 
O fato é que não podemos nos acomodar e parar de buscar o desenvolvimento. Mas se você não possui condições financeiras de investir em cursos e treinamentos, o mundo pode ser sua escola. Pratique, aproveite as oportunidades no seu dia a dia, coloque-se no lugar do outro, exercite a paciência, é nos relacionamentos mais próximos onde podemos experimentar novos comportamentos e sermos pessoas melhores.

Em um futuro próximo, o foco será em trabalhos que só os humanos podem fazer e eles envolvem todas as habilidades citadas acima. As empresas e os sistemas educacionais também deverão se ajustar à essa nova realidade. Qualificação, capacitação e capacidade de se reinventar, nós podemos definir o rumo para a evolução, com um olhar mais humano.


Andreza Albuquerque
Gestora de Carreiras da UniAteneu Centro Universitário

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Camila Carla, apresentadora e radialista, visita a FATE e fecha proveitosa parceria.

FATE promove parceria a locutora mais famosa e querida do estado do Ceará.

NAC e Ateneu Pecém Produzem Encontro Especial Para Egressos.

Na noite 9 de novembro a Faculdade Ateneu do Pecém realizou um encontro especial com alunos egressos, formandos de 2016.1 e 2016.2, de três cursos oferecidos no campus. O evento foi organizado pelo Núcleo de Apoio a Carreira (NAC) em parceria com o a gestão da Faculdade Ateneu do Pecém.

Ateneu novamente apoia o “MILSET BRASIL” e tem participação destacada no evento.

Pelo segundo ano consecutivo, a Faculdade Ateneu participou como apoiador de uma das propostas científico-acadêmicas mais importantes do Brasil, a feira “EXPO MILSET”. Mais uma vez, a FATE foi apoiadora oficial do evento, e os seus trabalhos e stand foram amplamente reconhecidos pelos presentes.