Pular para o conteúdo principal

Como identificar se você está na carreira certa.

O mercado de trabalho é dinâmico, ágil e em permanente transformação. Talvez você pensou ter nascido para uma certa profissão, mas com o passar do tempo, percebeu que essa carreira não era para você. Isso acontece em todos níveis hierárquicos. Principalmente quando as escolhas são realizadas cada vez mais cedo, antes dos 20 anos. Às vezes, reorganizar-se e dar um passo para trás parece equivocado, mas é a forma mais verdadeira de reformular a rota rumo à satisfação profissional.


A incerteza com relação à carreira escolhida traz diversos problemas para o profissional, desde o sentimento de insatisfação pessoal, até o trabalho mal realizado. É possível identificar sintomas da insatisfação profissional, assim como traçar o que pode ser feito para mudar a situação:

– Se quando o despertador toca de manhã, imediatamente vem a sensação de que encarar um novo dia no ambiente de trabalho será um suplício, este profissional está passando por um momento de carreira crítico: percebeu que não gosta do que faz.
Confira dicas para identificar seu nível de satisfação profissional:

1 - Quais os sinais de que estou desinteressado?
Se a vontade de não sair da cama extrapolar com frequência a de ir trabalhar, é bom ficar atento.

– Muitos podem ser os motivos para isso, desde o clima da empresa, as estratégias de gestão, até o conflito de valores entre outras divergências.

Em alguns casos, a resiliência pode ser eficiente e, assim, atenuar esse desgaste. O resultado é natural: algum dia, o deslocamento desse profissional é tão grande que isso o incentiva a sair da empresa ou a trocar de emprego.

O problema, é que até lá, a distração e a falta de motivação para assumir novos projetos podem definir o perfil do trabalhador. Para evitar chegar nesse ponto, é necessário planejar uma mudança efetiva para que a satisfação profissional possa tomar o lugar da angústia.

2 - Como replanejo a minha carreira?

– Desenhar seus objetivos é muito importante. Traçar metas e então partir para o como. Se hoje estou insatisfeito, sei pelo menos o que não quero mais fazer. A partir disso construir um mapa do lugar onde se pretende chegar, fazer uma lista de interesses e, dentre eles, identificar potencial de negócios ou carreira.

Algumas empresas têm projetos especiais para atender essas necessidades, como aconselhamento de carreira, estudo de mercado e outros. Procurar ajuda profissional no caso de um redesenho de carreira é bastante importante para que exista um embasamento técnico dos movimentos futuros – explica.

3 - Quais os riscos de mudar de carreira após tanto tempo no mercado?

– A paixão unida à profissão é o melhor dos mundos. Quando este não for o caso e a carreira já estiver consolidada em uma determinada área, se a intenção for trocar de setor haverá um custo, uma "bandeirada". O que fará toda a diferença neste caso será a experiência do profissional na nova profissão – relata.

– Pode-se descobrir um pote ao fim do arco íris e tornar-se muito bem-sucedido. Une-se então o útil ao agradável.

Por fim, para evitar mais dor de cabeça, cita o planejamento e a cautela como os conselhos de ouro. Antes de qualquer mudança, porém, é importante procurar um aconselhamento profissional e colocar sempre tudo na ponta do lápis.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dialogando sobre a gestão escolar

É possível perceber semelhanças entre a administração de escolas e empresas da sociedade. Assim como donos de empresas, os gestores de escolas precisam lidar com  fluxo de caixa , remuneração de funcionários, motivação de professores e colaboradores, entre outros aspectos. Diante dessa percepção, estudiosos da área e gestores começaram a importar conceitos da administração de empresas para a administração das escolas. Com isso, surgiu o que foi nomeado de  administração escolar . Algumas modificações incidiram sobre a visão da escola, antes comparada a uma empresa tradicional, a educação não deve ser vista como um produto que precisa ser vendido, o papel da escola vai além de apenas repassar conteúdos para os seus alunos. A administração tradicional cria um ambiente burocrático e isso não se enquadra com o que a nova realidade social que se espera desses novos cidadãos. Os principais objetivos da gestão escolar é buscar sucumbir todas as esferas da escola de forma in...

Camila Carla, apresentadora e radialista, visita a FATE e fecha proveitosa parceria.

FATE promove parceria a locutora mais famosa e querida do estado do Ceará.

Egressa de Enfermagem da UniAteneu é nomeada como gestora de unidade da atenção primária à saúde pela SMS

  Aluna egressa do curso de Enfermagem assume cargo de gestora da Unidade da Atenção Primária à Saúde (Uaps) Luís Franklin Pereira. O Centro Universitário Ateneu oferece aos alunos o melhor da formação acadêmica com experiências práticas de mercado para que eles possam se destacar nas suas respectivas profissões, projetando assim uma carreira de sucesso, independente da área de atuação. Após concluir o Curso de Enfermagem no semestre 2018.2, a egressa Emanuelle Barbosa dos Santos é hoje um exemplo a ser seguido, especialmente, por quem faz alguma graduação na área da Saúde. Além de enfermeira, ela concluiu dois cursos de pós-graduação, sendo o Curso de Especialização em Auditoria e Gestão em Saúde Pública e Privada e Especialização em UTI e Educação Permanente. A enfermeira Emanuelle Barbosa já trabalhou no Hospital Distrital Edmilson Barros de Oliveira, conhecido como Frotinha de Messejana, no ano de 2019 e assumiu a UTI para Covid-19 em 2020 no Hospital Estadual Leonardo da Vinci...