Pular para o conteúdo principal

Gestão de RH: Descubra tudo sobre a profissão de Recursos Humanos

 


O principal objetivo da graduação em Gestão de Recursos Humanos é formar profissionais aptos para atuar com controle de admissão, desenvolvimento e retenção de talentos de uma empresa, administração da folha de pagamento e dos benefícios ofertados, e executar diversas outras funções que estejam no escopo de suporte à gestão de pessoas e rotina do departamento de Recursos Humanos de uma organização.

É um curso voltado, principalmente, para o mercado de trabalho, tornando-se cada dia mais essencial para capacitar profissionais focados em garantir liderança estratégica e desenvolvimento profissional dentro das empresas.

Ao cursar Gestão de RH, o aluno terá contato com disciplinas que abordam desenvolvimento e gestão de pessoas, relações de trabalho, saúde e segurança, mediação de conflitos e legislação trabalhista.

A ideia é formar profissionais preparados para desenvolver planos de carreira, planejar e gerenciar sistemas de gestão de pessoas, promover o desenvolvimento profissional individual e da empresa como um todo, gerenciar sistemas de avaliação de desempenho dos colaboradores, estruturar programas de qualidade de vida no trabalho e apoiar toda a parte de pessoas e cultura na organização a qual pertence e/ou presta serviços em sua área.

Qual é a grade curricular do curso de Gestão de Recursos Humanos?

A graduação, de modalidade tecnóloga, possui duração média de 2 anos, e em sua grade curricular é comum encontrarmos disciplinas como:

  • Fundamentos de Administração
  • Avaliação de Desempenho
  • Cultura, Ética e Valores Organizacionais
  • Gestão e Organização do Trabalho
  • Legislação Trabalhista e Previdenciária
  • Treinamento e Desenvolvimento
  • Técnicas de Negociação
  • Motivação e Liderança
  • Plano de Carreira
  • Recrutamento e Seleção
  • Rotinas de Pessoal
  • Saúde Ocupacional
  • Responsabilidade Social Corporativa
  • Empreendedorismo
  • Gestão de Projetos

Conheça a grade curricular completa do curso de Gestão de Recursos Humanos UniAteneu.

Qual é o perfil de um profissional de Recursos Humanos?

O departamento de Recursos Humanos lida com diversos interesses corporativos em sua rotina, e ao mesmo tempo em que precisa lidar com as expectativas da liderança em relação aos resultados e metas, também é responsável pela promoção de qualidade de vida e bem-estar para os colaboradores.

Por isso, as empresas buscam por um perfil que possua flexibilidade, boa capacidade de se relacionar de forma interpessoal, excelente comunicação, capacidade analítica, visão sistêmica, senso de dono, gestão de tempo, agilidade, persistência, capacidade de liderança, empatia e espírito colaborativo.

Se você gosta de lidar com pessoas no contexto empresarial, trabalhar em prol do desenvolvimento da organização e das pessoas e impactar positivamente a carreira dos profissionais que compõem o time e os resultados da empresa, a área do RH pode ser o seu lugar.

Como é o mercado de trabalho para quem atua no RH?

O setor de Recursos Humanos é um dos que mais cresce no Brasil e no mundo, e as oportunidades de atuação são amplas:

  • Instituições públicas, privadas e do terceiro setor
  • Indústria e comércio
  • Empresas de consultoria

Entre as possibilidades de carreira, as empresas de recolocação profissional e as organizações que focam na gestão de pessoal são as que mais empregam profissionais de Recursos Humanos no mercado de trabalho, considerando a rotatividade dos trabalhadores, a sazonalidade do mercado e a concorrência entre empresas.

A média salarial para um profissional de RH gira em torno de R$3.801 e pode chegar a R$6.287, de acordo com o nível hierárquico, empresa e cargo ocupado.

Por que cursar Gestão de Recursos Humanos no UniAteneu?

O curso superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos UniAteneu possui duas modalidades: EaD (Ensino à Distância) ou Semipresencial, e  tem como objetivo principal formar profissionais com uma visão sólida na gestão do capital e do comportamento humano, oferecendo aos alunos as principais questões humanas presentes nas relações individuais e de equipes, fornecendo instrumentos e conceitos teóricos e práticos para gerir pessoas e estimular comportamentos organizacionais de maneira a conseguir resultados efetivos.

O intuito é oportunizar aos profissionais vinculados às empresas e aos profissionais liberais a habilitação, com vistas ao aprimoramento qualificado de conhecimentos para o desempenho das funções ligadas à gestão de pessoas.

O maior objetivo é garantir uma capacitação profissional na área de Recursos Humanos focada nas atuais necessidades das empresas, focando em preparar profissionais aptos para ocuparem posições estratégicas nas organizações.

Sobre o UniAteneu

O UniAteneu oferece uma estrutura completa para um ensino de qualidade, com um corpo docente composto por professores altamente qualificados e com amplo conhecimento do mercado de trabalho, além de uma biblioteca equipada e um campus focado em oferecer conforto e praticidade para o aluno.

Nosso maior compromisso é estender a Educação Superior para muito além da sala de aula, para ajudar você a trilhar uma caminhada de sucesso profissional e alcançar um futuro promissor na área de RH, tornando-se uma peça fundamental para o sucesso das organizações ao redor do Brasil e do mundo.

Conte com o UniAteneu para transformar o seu futuro na área de Recursos Humanos e garantir uma formação de qualidade.

Conheça o curso de Gestão de Recursos Humanos UniAteneu!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Camila Carla, apresentadora e radialista, visita a FATE e fecha proveitosa parceria.

FATE promove parceria a locutora mais famosa e querida do estado do Ceará.

Ateneu novamente apoia o “MILSET BRASIL” e tem participação destacada no evento.

Pelo segundo ano consecutivo, a Faculdade Ateneu participou como apoiador de uma das propostas científico-acadêmicas mais importantes do Brasil, a feira “EXPO MILSET”. Mais uma vez, a FATE foi apoiadora oficial do evento, e os seus trabalhos e stand foram amplamente reconhecidos pelos presentes.

Liga Acadêmica de Anatomia entrega certificados a participantes.

No dia 5 de agosto, a Liga Acadêmica de Anatomia da Faculdade Ateneu – LAAFATE, cujo nome homenageia o Diretor Acadêmico da Ateneu - "Prof. Valdir Godoy", entregou certificados aos alunos membros que se desempenharam no grupo, desde a sua fundação e ao longo do semestre 2017.1.