Procura-se um administrador...
Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP, nos últimos anos, o curso de bacharelado em Administração de empresas foi o mais procurado dentre todas as carreiras do nível superior no Brasil.
Mas porque tanta procura por esse curso? Isso pode ser explicado porque todas as organizações, sejam elas: com ou sem fins lucrativos, prestadoras de serviço ou produtoras de bens de consumo, multinacionais ou pequenas empresas, precisam de administradores: de finanças, de recursos humanos, de marketing, de produção, de logística e de uma série de outras áreas necessárias para a profissionalização da gestão.
Além disso, o curso de administração é bastante dinâmico, envolvendo conhecimentos das mais diversas áreas do saber: direito, psicologia, engenharia, sociologia, filosofia, matemática, dentre outras. Com tal dimensão, é mais do que lógico que profissionais formados em Administração de empresas tenham um leque extenso de oportunidades para seguir sua carreira.
Mas como podemos seguir carreira em um mercado tão competitivo e amplo? A seguir, listei 9 dicas de preparação, para que o estudante consiga deslanchar em sua carreira.
1- Gerencie a própria carreira:
O bom administrador compreende, muito cedo, que sua carreira é um produto em desenvolvimento e que só depende dele o sucesso deste produto. Dessa forma é necessário, planejar, estabelecer metas, definir ações e mensurar os resultados, na busca por nossos objetivos profissionais. Descobrir seus pontos fortes e fortalecê-los, assim como tentar corrigir seus pontos fracos, é fundamental para sua carreira.
2- Invista no marketing pessoal:
Aja naturalmente, seja pontual, olhe nos olhos das pessoas, fique atento à sua postura pessoal, vista-se adequadamente para cada ocasião, tenha iniciativa, fale corretamente, saiba ouvir e procure sempre estar atualizado. Lembre-se que a primeira impressão é sempre a que fica.
3- Experiência profissional, é muito importante:
As experiências profissionais (estágio, trabalho, voluntariado...) são importantíssimas para qualquer carreira. Nesse caso, DISPONIBILIDADE é a palavra de ordem! Esteja sempre disponível, fique atento às oportunidades de trabalho, participe das seleções (nem que seja só para aprender com elas), se voluntarie (o voluntariado pode ser uma boa dica para entrar no mercado de trabalho, fazer contatos e aprender com as próprias experiências) e, caso já esteja trabalhando, esteja disposto a todos os tipos de trabalho. Tome a delegação de novos trabalhos como se fossem novos desafios, como se fosse um reconhecimento da sua capacidade – afinal, se a direção o incumbiu de uma nova responsabilidade é porque eles confiam em você.
4- Escolha a área com a qual você mais se identifica
Após aproveitar todas as oportunidades que surgirem, trabalhar nos mais diversos setores – fazendo os mais diversos trabalhos, o profissional terá como escolher com qual área da administração ele mais se identifica. Lembre-se! Se você pode escolher que caminho seguir, escolha o mais prazeroso e dedique-se de corpo e alma. Ou como diria Confúcio, “Escolha um trabalho que você ame e não terá que trabalhar um só dia de sua vida”.
5- Crie uma rede de contatos profissionais (NETWORK)
Outra coisa importante, que podemos desenvolver a partir das nossas experiências no mercado de trabalho é uma rede de contatos profissionais – network. Ter uma rede de contatos e alimentar esses relacionamentos contribui para a troca de conhecimentos, experiências, apoio e, porque não, indicações. Outra maneira de desenvolver uma network é através do relacionamento do profissional em outras esferas: praticar esportes coletivos, viajar, conhecer novas pessoas, ter um hobby e participar ativamente da vida em sua comunidade. Essas atividades ajudam a formar sua rede. Não procure seus conhecidos somente na hora em que tiver um problema, crie o hábito de manter contato regularmente e esteja disposto a ajudar também.
6- Continue estudando:
Nunca pare de estudar, lembre-se que sua carreira é uma estrada em construção e que só depende de você a extensão da mesma. O bom profissional de administração sempre está buscando novas informações, fazendo pós-graduação, conhecendo novas ferramentas, aprendendo uma nova língua e se aventurando em novas áreas do conhecimento. Depois da escolha da área com a qual você mais se identifica, você precisa se especializar nela, busque informações sobre cursos que podem ser feitos, quais as ferramentas mais utilizadas no setor, quais as habilidades que você precisa ter para desempenhar bem as tarefas relacionadas à área. Não se conforme apenas com o que foi aprendido na graduação, lembre-se que por mais estudioso que você tenha sido o conhecimento sobre à área sempre será uma gota no oceano de informações sobre a mesma. Use sua a network, para pedir sugestões sobre cursos, pós graduações e novidades do mercado.
7- Compreenda que as organizações são sistemas:
Como você já deve ter visto, as organizações são sistemas, um conjunto de recursos (humanos, tecnológicos, financeiros, energéticos...) unidos com um objetivo em comum (a produção de um bem ou a prestação de um serviço). Dessa forma, é necessário que compreendamos que todas as ações desempenhadas por um profissional impactam diretamente nas ações dos outros profissionais envolvidos. Assim, de alguma forma e intensidade, somos responsáveis pelo fracasso e pelo sucesso de nossas organizações. Ou seja, responsabilidade, capacidade e comprometimento são importantes para instituição, mas o respeito e a empatia, por todos a nossa volta, também são.
8- Seja ético:
Não se corrompa, mantenha-se fiel aos seus valores, talvez esse seja nosso principal diferencial. “Coloque a lealdade e confiança acima de qualquer coisa, não te alies aos moralmente inferiores, não receie corrigir teus erros” Confúcio.
9- Seja resiliente e não desista nunca:
Nós, profissionais contemporâneos, precisamos entender que o mercado de trabalho muda de acordo com as mudanças da sociedade. Assim, nós, em uma sociedade interligada (na qual as mudanças acontecem em tempo real, em milésimos de segundos), não podemos mais sonhar com empregos estáveis e a consolidação de uma vida de trabalho em apenas uma empresa. Mudanças acontecem e precisamos ser resilientes (ter a capacidade de se recuperar em momentos de crise e aprender com essas experiências). O importante é que não desistamos nunca, sempre fazendo o nosso melhor e acreditando que somos capazes.
Como é possível perceber, ter uma carreira de sucesso é grande desafio, porém não é impossível. Basta definir seus objetivos, manter foco neles, ter habilidade de se moldar de acordo com os obstáculos que podem surgir no caminho, sem perder seus valores de vista, continuar expandindo o seu conhecimento e aumentar sua rede de contatos.
Espero que essas dicas possam ajuda-los na construção de suas carreiras. Lembrem-se que: Quanto mais essas práticas forem trabalhadas, mais simples se tornarão e melhores serão seus resultados profissionais e pessoais.
Alfredo saboya
Coordenador do curso de Graduação em Administração da UniAteneu
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