Pular para o conteúdo principal

Responsabilize-se pelo seu desenvolvimento

Muitas pessoas relatam queixas contra o seu empregador por não terem sido promovidas, apesar do “tempo de casa”. O discurso é sempre o mesmo, “a empresa não me deu oportunidade”. Não precisamos debater sobre a cultura ideal nas empresas, no que se trata a meritocracia, nem tão pouco sobre as diferenças entre as realidades de cada um, mas precisamos discorrer sobre a importância de conhecer nossas fragilidades profissionais, aquilo que ainda podemos aprender, as competências que podem ser desenvolvidas e o que é preciso para superar nossos limites para, então, merecermos as oportunidades.

Sabemos que quando uma empresa tem um programa de treinamento focado no desenvolvimento de seus colaboradores, ela se torna mais competitiva, os colaboradores ficam mais motivados, os clientes percebem o clima etc. São muitos os benefícios, mas não devemos esperar somente pela empresa, podemos e devemos buscar o autodesenvolvimento, é necessário. Temos muitas vantagens quando iniciamos esse processo na busca do autoconhecimento, além de nos possibilitar o conhecimento sobre as exigências do mercado de trabalho e sobre a carreira que escolhemos.

Abaixo um passo a passo simples que pode ajudá-lo nesse processo:

1. Defina seus objetivos. O que é importante para você?
2. Liste os seus pontos fortes e fracos. Parece clichê, mas na maioria das entrevistas de emprego, essa pergunta não é respondida de forma coerente, ou seja, mal sabemos sobre nós mesmos.
3. Pesquise sobre o mercado, o perfil e competências ideais dos profissionais de sucesso. Foque na sua área.
4. Estude. Está sem tempo? Há um mundo de cursos online. Está sem recursos financeiros? Há um universo de cursos gratuitos.
5. Estabeleça metas e prazos.
6. Avalie as suas conquistas.

Núcleo de Apoio a Carreira

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dialogando sobre a gestão escolar

É possível perceber semelhanças entre a administração de escolas e empresas da sociedade. Assim como donos de empresas, os gestores de escolas precisam lidar com  fluxo de caixa , remuneração de funcionários, motivação de professores e colaboradores, entre outros aspectos. Diante dessa percepção, estudiosos da área e gestores começaram a importar conceitos da administração de empresas para a administração das escolas. Com isso, surgiu o que foi nomeado de  administração escolar . Algumas modificações incidiram sobre a visão da escola, antes comparada a uma empresa tradicional, a educação não deve ser vista como um produto que precisa ser vendido, o papel da escola vai além de apenas repassar conteúdos para os seus alunos. A administração tradicional cria um ambiente burocrático e isso não se enquadra com o que a nova realidade social que se espera desses novos cidadãos. Os principais objetivos da gestão escolar é buscar sucumbir todas as esferas da escola de forma in...

Camila Carla, apresentadora e radialista, visita a FATE e fecha proveitosa parceria.

FATE promove parceria a locutora mais famosa e querida do estado do Ceará.

Egressa de Enfermagem da UniAteneu é nomeada como gestora de unidade da atenção primária à saúde pela SMS

  Aluna egressa do curso de Enfermagem assume cargo de gestora da Unidade da Atenção Primária à Saúde (Uaps) Luís Franklin Pereira. O Centro Universitário Ateneu oferece aos alunos o melhor da formação acadêmica com experiências práticas de mercado para que eles possam se destacar nas suas respectivas profissões, projetando assim uma carreira de sucesso, independente da área de atuação. Após concluir o Curso de Enfermagem no semestre 2018.2, a egressa Emanuelle Barbosa dos Santos é hoje um exemplo a ser seguido, especialmente, por quem faz alguma graduação na área da Saúde. Além de enfermeira, ela concluiu dois cursos de pós-graduação, sendo o Curso de Especialização em Auditoria e Gestão em Saúde Pública e Privada e Especialização em UTI e Educação Permanente. A enfermeira Emanuelle Barbosa já trabalhou no Hospital Distrital Edmilson Barros de Oliveira, conhecido como Frotinha de Messejana, no ano de 2019 e assumiu a UTI para Covid-19 em 2020 no Hospital Estadual Leonardo da Vinci...