Pular para o conteúdo principal

O mercado de trabalho na pandemia do Coronavírus



O mundo testemunha, desde o fim do ano de 2019, quando foi descoberta a Corona Vírus Disease (Doença do Coronavírus), ou como é mais conhecida, a Covid-19, na cidade de Wuhan, na China, uma pandemia mundial sem precedentes no mundo moderno. Já é considerada a maior crise da humanidade após a Segunda Grande Guerra Mundial ou, como dizem estudiosos de diversas áreas, o maior desafio desta geração.

Em 2019, a doença já assustava o mundo por estar ocorrendo na segunda maior potência econômica mundial, que por si só, já traria graves consequências à economia global. A situação tornou-se mais preocupante, e porque não dizer, alarmante, quando a Covid-19 cruzou os oceanos e espalhou-se pelo mundo.

A preocupação deixou de ser somente com as questões de saúde e social. As consequências econômicas passam a ser, também, objeto de preocupação de todos. O mundo começou a viver uma realidade desconhecida. O inimigo não usa armas ou uniformes e não é, também, apenas mais uma batalha comercial, e sim uma guerra contra um inimigo invisível, mutante, que se espalha rapidamente, e o pior, mortalmente.

Neste ambiente turbulento, as incertezas do momento ocasionam diversas transformações no mercado de trabalho. Muitas empresas como medida de segurança sanitária, adotaram o trabalho remoto, e milhares de vagas deixaram de existir no país. Diante deste cenário, os profissionais necessitam de se adaptarem a este “novo mundo” e conhecer as novas ferramentas que permitem o acesso a esta nova realidade.

Este profissional necessita também de capacitar-se, de reinventar-se, para que possa além de ser um agente ativo desta mudança, estar em condições de observar e aproveitar as oportunidades que surgem, a fim de alcançarem os melhores postos em suas empresas e recolocações nas novas atividades surgidas neste período pandêmico.

Mais uma vez se comprova que a educação, o aperfeiçoamento é o grande diferencial que contribui para que os profissionais ganhem destaque. Foi assim antes da pandemia e está sendo durante a pandemia, e principalmente, será assim no período pós-pandêmico.

Prof. Francisco Barbosa

Docente do Curso de Administração da UniAteneu

Especialista em Docência do Ensino Superior e graduado em Administração de Empresas

 Conheça o Curso de Administração da UniAteneu.


 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dialogando sobre a gestão escolar

É possível perceber semelhanças entre a administração de escolas e empresas da sociedade. Assim como donos de empresas, os gestores de escolas precisam lidar com  fluxo de caixa , remuneração de funcionários, motivação de professores e colaboradores, entre outros aspectos. Diante dessa percepção, estudiosos da área e gestores começaram a importar conceitos da administração de empresas para a administração das escolas. Com isso, surgiu o que foi nomeado de  administração escolar . Algumas modificações incidiram sobre a visão da escola, antes comparada a uma empresa tradicional, a educação não deve ser vista como um produto que precisa ser vendido, o papel da escola vai além de apenas repassar conteúdos para os seus alunos. A administração tradicional cria um ambiente burocrático e isso não se enquadra com o que a nova realidade social que se espera desses novos cidadãos. Os principais objetivos da gestão escolar é buscar sucumbir todas as esferas da escola de forma in...

Camila Carla, apresentadora e radialista, visita a FATE e fecha proveitosa parceria.

FATE promove parceria a locutora mais famosa e querida do estado do Ceará.

Egressa de Enfermagem da UniAteneu é nomeada como gestora de unidade da atenção primária à saúde pela SMS

  Aluna egressa do curso de Enfermagem assume cargo de gestora da Unidade da Atenção Primária à Saúde (Uaps) Luís Franklin Pereira. O Centro Universitário Ateneu oferece aos alunos o melhor da formação acadêmica com experiências práticas de mercado para que eles possam se destacar nas suas respectivas profissões, projetando assim uma carreira de sucesso, independente da área de atuação. Após concluir o Curso de Enfermagem no semestre 2018.2, a egressa Emanuelle Barbosa dos Santos é hoje um exemplo a ser seguido, especialmente, por quem faz alguma graduação na área da Saúde. Além de enfermeira, ela concluiu dois cursos de pós-graduação, sendo o Curso de Especialização em Auditoria e Gestão em Saúde Pública e Privada e Especialização em UTI e Educação Permanente. A enfermeira Emanuelle Barbosa já trabalhou no Hospital Distrital Edmilson Barros de Oliveira, conhecido como Frotinha de Messejana, no ano de 2019 e assumiu a UTI para Covid-19 em 2020 no Hospital Estadual Leonardo da Vinci...