Pular para o conteúdo principal

A importância da imagem pessoal e profissional para o mercado de trabalho



No mundo de hoje, a imagem dos indivíduos, grupos e instituições já se coloca como fator decisivo para o sucesso pessoal e profissional. Esse assunto já vinha sendo analisado e discutido por alguns especialistas há alguns anos, mas tornou-se mais recorrente ainda após a pandemia, que fez com que vários profissionais passassem a home office ou de forma remota de casa, mantendo sua rotina de trabalho e reuniões, que antes realizavam de forma presencial e tiveram que se adaptar ao mundo virtual.

Para quem já estava acostumado com as redes sociais ou trabalhar com ferramentas on-line foi mais fácil esse processo de adaptação, mas para aqueles profissionais que estavam acostumados a realizar tudo no off-line foi mais complicado, unindo esse fator à questão da necessidade de trabalhar e/ou aprimorar a imagem pessoal e profissional para manter a sua credibilidade e rotinas.

Conforme Roberto Palmeira, em seu livro Etiqueta Empresarial e Marketing Pessoal, afirma que:

Quando construímos nossa imagem com charme e inteligência, ganhamos segurança e passamos a nos comunicar melhor com as outras pessoas. No mercado de trabalho, a imagem é o diferencial mais marcante para identificar um profissional. Entre dois candidatos com igual qualificação, sem dúvida ganhará a vaga aquele com a imagem cuidada e conduta elegante (PALMEIRA, 2014, p.21).

Além disso, a imagem pessoal e profissional de qualquer indivíduo caminham de mãos dadas. Desta forma, precisa haver um equilíbrio entre quem “quem você é” e “o que você deseja expressar como profissional” através da sua imagem. Vale lembrar que a imagem é um conjunto de coisas e ela não está ligada apenas à vestimenta ou a forma como os indivíduos se vestem. A construção da imagem envolve tanto os aspectos estéticos, como a aparência física, o corte de cabelo, estilo de se vestir, etc., como também aspectos comportamentais, que envolve desde a comunicação verbal (tudo aquilo que falamos tanto presencialmente ou nas nossas redes sociais), como também a comunicação não-verbal (a forma que gesticulamos, nos comportamos, etc).

É importante frisar ainda que a nossa imagem fala por si só. Ela comunica o tempo todo quem somos e o que queremos. E, se utilizada de forma correta, pode ser um ponto positivo para somar as competências e habilidades de cada indivíduo. Quem souber tirar bom proveito do poder que ela exerce na vida profissional, terá ganhos e com certeza poderá se destacar na sua área. Infelizmente, nem todos sabem ou reconhecem o poder da própria imagem, muitas vezes não sabem como potencializá-la para alcançar os objetivos almejados.

Sendo assim, quem atua no mercado de trabalho ou quem pretende ingressar, deve desde cedo, começar a aperfeiçoar e alinhar a sua imagem aos seus objetivos de forma estratégica, pois ela é uma poderosa ferramenta de comunicação, ou seja, é o nosso cartão de visita.

 

Profª. Mônica Albuquerque

Docente do Curso de Design de Moda da UniAteneu

Especialista em Gestão da Produção e Logística, tem MBA em Gestão do Design de Moda, é graduada em Moda e atua como consultora e coach de imagem e estilo e consultora corporativa.

 Conheça o Curso de Design de Moda da UniAteneu.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dialogando sobre a gestão escolar

É possível perceber semelhanças entre a administração de escolas e empresas da sociedade. Assim como donos de empresas, os gestores de escolas precisam lidar com  fluxo de caixa , remuneração de funcionários, motivação de professores e colaboradores, entre outros aspectos. Diante dessa percepção, estudiosos da área e gestores começaram a importar conceitos da administração de empresas para a administração das escolas. Com isso, surgiu o que foi nomeado de  administração escolar . Algumas modificações incidiram sobre a visão da escola, antes comparada a uma empresa tradicional, a educação não deve ser vista como um produto que precisa ser vendido, o papel da escola vai além de apenas repassar conteúdos para os seus alunos. A administração tradicional cria um ambiente burocrático e isso não se enquadra com o que a nova realidade social que se espera desses novos cidadãos. Os principais objetivos da gestão escolar é buscar sucumbir todas as esferas da escola de forma in...

Camila Carla, apresentadora e radialista, visita a FATE e fecha proveitosa parceria.

FATE promove parceria a locutora mais famosa e querida do estado do Ceará.

Egressa de Enfermagem da UniAteneu é nomeada como gestora de unidade da atenção primária à saúde pela SMS

  Aluna egressa do curso de Enfermagem assume cargo de gestora da Unidade da Atenção Primária à Saúde (Uaps) Luís Franklin Pereira. O Centro Universitário Ateneu oferece aos alunos o melhor da formação acadêmica com experiências práticas de mercado para que eles possam se destacar nas suas respectivas profissões, projetando assim uma carreira de sucesso, independente da área de atuação. Após concluir o Curso de Enfermagem no semestre 2018.2, a egressa Emanuelle Barbosa dos Santos é hoje um exemplo a ser seguido, especialmente, por quem faz alguma graduação na área da Saúde. Além de enfermeira, ela concluiu dois cursos de pós-graduação, sendo o Curso de Especialização em Auditoria e Gestão em Saúde Pública e Privada e Especialização em UTI e Educação Permanente. A enfermeira Emanuelle Barbosa já trabalhou no Hospital Distrital Edmilson Barros de Oliveira, conhecido como Frotinha de Messejana, no ano de 2019 e assumiu a UTI para Covid-19 em 2020 no Hospital Estadual Leonardo da Vinci...