O
mercado de trabalho em Agências de Turismo, Meios de Hospedagem, Locadoras de
Veículos, Empresas de Transportes etc., busca/requer profissionais que possam
exercer múltiplos papéis, não mais especialistas segmentados do passado, mas
sim que estejam abertos e comprometidos com seu constante aprimoramento. As
organizações atualmente, de modo geral, valorizam qualidades pessoais como
ética, relacionamento cordial, facilidade para trabalhar em equipe,
criatividade, boa comunicação, autonomia para aprender (autodidatismo),
espírito empreendedor, prestadio e produtivo.
Os
profissionais de turismo, prestam atendimento e vendem, essencialmente:
informações, conhecimento e conteúdo-ICC. Isso se deve ao fato de que
disponibilizar e agilizar informações é imprescindível nos dias atuais. Estar
presente e ser rapidamente acessível ao cliente faz a diferença para as
Empresas de Turismo se reposicionarem no mercado.
Por
outro lado, os profissionais de turismo precisam ostentar o galardão da
competência, habilidade e aptidão, no seu dia a dia. Não basta possuir e
dominar a tecnologia da informação e da comunicação-tic. Necessitam também, de
forma gradativa, implementar na empresa a gestão do conhecimento, como um
reforço aos planos de treinamento em andamento.
Assim, estudar
sempre – esta é a exigência do mercado de trabalho em todos os setores do
turismo e, principalmente, o de Agências de Turismo, meios de hospedagem,
transportadoras turísticas e turismo receptivo.
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