Pular para o conteúdo principal

Como é o novo perfil do profissional do Turismo?

A realidade do profissional de Turismo tem mudado significativamente. A introdução crescente de mudanças faz com que as empresas de turismo se adaptem, quase que mensalmente, a estas mudanças ou inovações. É preciso perceber que o paradigma é outro, ou seja, os quadros referenciais são outros.


O mercado de trabalho em Agências de Turismo, Meios de Hospedagem, Locadoras de Veículos, Empresas de Transportes etc., busca/requer profissionais que possam exercer múltiplos papéis, não mais especialistas segmentados do passado, mas sim que estejam abertos e comprometidos com seu constante aprimoramento. As organizações atualmente, de modo geral, valorizam qualidades pessoais como ética, relacionamento cordial, facilidade para trabalhar em equipe, criatividade, boa comunicação, autonomia para aprender (autodidatismo), espírito empreendedor, prestadio e produtivo.

Os profissionais de turismo, prestam atendimento e vendem, essencialmente: informações, conhecimento e conteúdo-ICC. Isso se deve ao fato de que disponibilizar e agilizar informações é imprescindível nos dias atuais. Estar presente e ser rapidamente acessível ao cliente faz a diferença para as Empresas de Turismo se reposicionarem no mercado.
Por outro lado, os profissionais de turismo precisam ostentar o galardão da competência, habilidade e aptidão, no seu dia a dia. Não basta possuir e dominar a tecnologia da informação e da comunicação-tic. Necessitam também, de forma gradativa, implementar na empresa a gestão do conhecimento, como um reforço aos planos de treinamento em andamento.


Assim, estudar sempre – esta é a exigência do mercado de trabalho em todos os setores do turismo e, principalmente, o de Agências de Turismo, meios de hospedagem, transportadoras turísticas e turismo receptivo. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dialogando sobre a gestão escolar

É possível perceber semelhanças entre a administração de escolas e empresas da sociedade. Assim como donos de empresas, os gestores de escolas precisam lidar com  fluxo de caixa , remuneração de funcionários, motivação de professores e colaboradores, entre outros aspectos. Diante dessa percepção, estudiosos da área e gestores começaram a importar conceitos da administração de empresas para a administração das escolas. Com isso, surgiu o que foi nomeado de  administração escolar . Algumas modificações incidiram sobre a visão da escola, antes comparada a uma empresa tradicional, a educação não deve ser vista como um produto que precisa ser vendido, o papel da escola vai além de apenas repassar conteúdos para os seus alunos. A administração tradicional cria um ambiente burocrático e isso não se enquadra com o que a nova realidade social que se espera desses novos cidadãos. Os principais objetivos da gestão escolar é buscar sucumbir todas as esferas da escola de forma in...

Camila Carla, apresentadora e radialista, visita a FATE e fecha proveitosa parceria.

FATE promove parceria a locutora mais famosa e querida do estado do Ceará.

Egressa de Enfermagem da UniAteneu é nomeada como gestora de unidade da atenção primária à saúde pela SMS

  Aluna egressa do curso de Enfermagem assume cargo de gestora da Unidade da Atenção Primária à Saúde (Uaps) Luís Franklin Pereira. O Centro Universitário Ateneu oferece aos alunos o melhor da formação acadêmica com experiências práticas de mercado para que eles possam se destacar nas suas respectivas profissões, projetando assim uma carreira de sucesso, independente da área de atuação. Após concluir o Curso de Enfermagem no semestre 2018.2, a egressa Emanuelle Barbosa dos Santos é hoje um exemplo a ser seguido, especialmente, por quem faz alguma graduação na área da Saúde. Além de enfermeira, ela concluiu dois cursos de pós-graduação, sendo o Curso de Especialização em Auditoria e Gestão em Saúde Pública e Privada e Especialização em UTI e Educação Permanente. A enfermeira Emanuelle Barbosa já trabalhou no Hospital Distrital Edmilson Barros de Oliveira, conhecido como Frotinha de Messejana, no ano de 2019 e assumiu a UTI para Covid-19 em 2020 no Hospital Estadual Leonardo da Vinci...