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O novo panorama para o profissional do Comércio Exterior.

O mundo dos negócios evolui de tal forma e rapidez que frequentemente gera movimentos que mudam sensivelmente o dia-a-dia das empresas, seja no Brasil ou em qualquer lugar do mundo, obrigando estas empresas a serem cada vez mais competitivas nos respectivos mercados que atuam.



As empresas estão em busca de retornos rápidos e confiáveis sobre seus investimentos, e isso exige do profissional de Comércio Exterior uma maior compreensão da estratégia do negócio e de suas características, para que ele seja mais seletivo e mais objetivo na priorização de soluções e na escolha de fornecedores e produtos.

O profissional de Comércio Exterior deve entender profundamente todas as questões administrativas, fiscais, cambiais e logísticas relacionadas aos processos de importações e exportações. Deve possuir também conhecimento suficiente sobre aspectos contábeis e tributários; de matemática financeira; conhecer geografia, história e política (nacional e internacional) além de, obviamente, estar apto a exercer sua profissão em ambientes onde a língua predominante não seja o português. Neste aspecto, vale a máxima “quanto mais, melhor”.


Este profissional precisa agir pró – ativamente com vistas a eliminar e/ou minimizar eventuais problemas que possam ocorrer; saber como encaminhar a solução e quem contatar no mercado para que os negócios evoluam favoravelmente.

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