Pular para o conteúdo principal

Novo aplicativo organiza textos com normas da ABNT.

“FastFormat” é o nome da invenção, e nasceu da permanente dificuldade manifesta por acadêmicos quando devem compor um TCC ou artigo científico. 

Após perceberem a dificuldade de aplicar as normas de formatação de textos acadêmicos aos softwares de edição que já existiam, três colegas da pós-graduação em Computação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) viram uma oportunidade. Segundo informações da assessoria de comunicação da Ufal, Yguaratã Cavalcanti, Bruno Melo e Paulo Silveira decidiram criar um aplicativo útil para estudantes e professores de todo o país e passaram os últimos quatro anos desenvolvendo FastFormat, disponível há dois meses de forma gratuita para o público.
Hoje, o software é capaz de facilitar a vida de interessados em produzir artigos de conferência e periódicos, trabalhos de conclusão de curso, monografias, dissertações e teses de quaisquer instituições, que tenham como referência a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
O usuário usa o aplicativo a partir de modelos prontos, chamados de “templates”, que permitem ao usuário a troca de conteúdo, com apenas alguns cliques. “Também tivemos o cuidado de desenvolver o FastFormat de maneira que o usuário não se sinta preso à nossa solução. O documento produzido pelo FastFormat pode ser exportado para vários outros softwares, como Word, Open Office e LaTeX. Isso é um compromisso que assumimos desde o início”, enfatizou Yguaratã, em entrevista concedida à Ufal.

Serviços em desenvolvimento

O software está temporariamente gratuito para os usuários, mas à medida que ele for sendo desenvolvido, serão estabelecidos preços de acordo com o nível de utilização do usuário. “Estamos constantemente dando manutenção nos templates e inserindo novos. Caso o usuário não encontre um template que satisfaça as suas necessidades, basta solicitar a inclusão de um novo, via funcionalidade do próprio FastFormat. Assim que o template for incluído, o usuário será notificado”, garantiu Yguaratã.
Ele ainda ressalta que outras melhorias estão sendo previstas, como as funcionalidades de revisão de textos e a possibilidade de criação de templates pelos próprios usuários. “Essa última vai demorar um pouco mais para vir a público, pois existem aspectos que tornam a criação automática de templates bastante complexa”.
Os programadores disponibilizam um espaço na internet que fornece tutoriais e dicas de escrita científica. Acesse aqui: http://blog.fastformat.co/


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Camila Carla, apresentadora e radialista, visita a FATE e fecha proveitosa parceria.

FATE promove parceria a locutora mais famosa e querida do estado do Ceará.

NAC e Ateneu Pecém Produzem Encontro Especial Para Egressos.

Na noite 9 de novembro a Faculdade Ateneu do Pecém realizou um encontro especial com alunos egressos, formandos de 2016.1 e 2016.2, de três cursos oferecidos no campus. O evento foi organizado pelo Núcleo de Apoio a Carreira (NAC) em parceria com o a gestão da Faculdade Ateneu do Pecém.

Alunos egressos de Fisioterapia da UniAteneu são aprovados no Programa de Residência Integrada da Escola de Saúde Pública do Ceará

  Os alunos egressos do Curso de Fisioterapia da UniAteneu, Carlos Eduardo da Silva e Francisca Meiriane Lima, são aprovados no Programa de Residência Integrada em Saúde Coletiva da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE). Os alunos do  Curso de Fisioterapia  do Centro Universitário Ateneu, Carlos Eduardo da Silva Santana e Francisca Meiriane Pereira Lima, foram aprovados no Programa de Residência Integrada em Saúde Coletiva da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE), no componente multidisciplinar em Crateús. A Residência Integrada em Saúde é um programa de pós-graduação na modalidade Residência em Área Profissional da Saúde, caracterizando-se como educação para o trabalho nas esferas municipais e estaduais de Saúde ou região de Saúde. A ESP-CE capacita lideranças técnicas, científicas e políticas por meio da interiorização da Educação Permanente Interprofissional, visando contribuir para a consolidação da carreira na saúde pública e para o fortalecimento das redes assistenciais d