Pular para o conteúdo principal

Recrutamento e seleção: O que fazer para ser contratado?




Gostei dessa vaga...

É muito comum, como recrutadora, receber currículos de candidatos que não atendem o perfil da vaga ofertada, e não estou falando daqueles mal elaborados, mas sim os que não se adequam em nada, ou quase nada, ao cargo pretendido. 

O que irei falar aqui é sobre a importância de você, enquanto candidato postulante a uma posição em alguma organização, ler com muita atenção ao anúncio desta vaga antes de enviar o seu currículo. 

Quando “gostar da vaga” é necessário, antes de tudo, analisar com cuidado as informações expressas no anúncio e, somente após realizar esta verificação é que você deve candidatar-se a ela. Abaixo, listo algumas dicas valiosas:

  • Veja se você atende às exigências técnicas, à formação requerida e, principalmente, às competências necessárias;
  • Pesquise sobre a empresa requerente, neste momento não é somente os candidatos que são avaliados, estes também devem avaliar o local onde desejam trabalhar.
  • Pense no deslocamento que fará, caso seja aprovado (a), independentemente do tipo de transporte que irá utilizar, o local da empresa deve ser analisado com critério.
  • O horário de trabalho corresponde à sua rotina (estudo, família, cursos, atividade física, social)?
  • Leia o anúncio até o final, principalmente o e-mail correto para onde deve enviar seu currículo.
  • Observe com bastante atenção o que pede o recrutador, ele pode solicitar que você compareça à empresa em dia e horário programados, ou pedir que você envie por e-mail e coloque no anúncio o título da vaga, pois isso facilitará no momento de selecionar. 
  • Algumas empresas também solicitam uma carta de apresentação, um resumo de sua vida profissional, então, se ainda não elaborou a sua, pense sobre isso. 
  • Outro ponto relevante é quando a empresa pede que você coloque no corpo do e-mail, ou no currículo, a sua pretensão salarial, seja coerente com a realidade e com sua experiência, pesquise sobre isso em sites especializados ou nos sindicatos de sua área. 
  • Não envie perguntas sobre a vaga, você terá esta oportunidade no momento da entrevista, se convocado (a). 
  • Crie um e-mail profissional, nada de xuxuzinho@hotmail.com, gatinhamanhosa@gmail.com ou coisas do gênero.

Um pensamento inadequado que permanece na cabeça de muitas pessoas é que, se está precisando tem que aceitar qualquer coisa, qualquer trabalho, mas isso pode dar errado. Pense na sua carreira, na trajetória que deve seguir e procure, além da qualificação, a sua capacitação profissional e na valorização da área em que trabalha. Estude, adeque-se.

Andreza Albuquerque
Gestora de Carreiras
Faculdade Ateneu

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como é o novo perfil do profissional do Turismo?

A realidade do profissional de Turismo tem mudado significativamente. A introdução crescente de mudanças faz com que as empresas de turismo se adaptem, quase que mensalmente, a estas mudanças ou inovações. É preciso perceber que o paradigma é outro, ou seja, os quadros referenciais são outros.

Turma do curso técnico de Logística Encerra comemorando.

Os alunos da turma N1A, do curso Técnico em Logística, fecharam um ciclo de aprendizado e crescimento, ao terminarem a disciplina de Gestão de Pessoas no dia  11 de julho de 2016.

FATE do Pecém comemora a entrega de 120 diplomas e certificados de graduação.

A Faculdade Ateneu do Pecém entregou, no passado 6 de abril, 120 diplomas e certificados de graduação para novos profissionais da área dos Recursos Humanos.