Pular para o conteúdo principal

Dia Mundial da Gentileza: 9 dicas para você mudar o mundo ao seu redor

13 de novembro - Dia mundial da Gentileza



Você conhece aquele ditado que diz “gentileza gera gentileza”? Além de conhecer, acredita nele? 
Talvez não seja de seu conhecimento, mas esse pensamento não foi desenvolvido por nenhuma equipe de marketing enquanto criava uma nova super campanha. 
Na realidade, esse foi um provérbio criado por José Datrino, mais conhecido como Profeta Gentileza. Ele foi uma personalidade urbana da cidade do Rio de Janeiro. 
Gentileza criou, nos anos 80, mais de 50 painéis sob um viaduto da Avenida Brasil. Um deles trazia a frase genial. 
Independentemente de sua resposta para a pergunta inicial, é importante que você saiba que há pesquisas que confirmam o pensamento profético. 
Esses estudos dizem que as emoções positivas, como a gentileza, fortalecem o sistema imune. Por consequência, diminui o risco de contrair resfriados e de conviver com processos de inflamação crônica. 
Algumas dessas pesquisas também indicaram uma menor propensão a doenças cardiovasculares, dores de cabeça, fraqueza etc.
E para ser gentil não é necessário possuir conhecimentos ou técnicas específicas, tampouco é preciso muito esforço. Com apenas alguns gestos simples, é possível melhorarmos o ambiente em que vivemos. Quando se pratica a tal da gentileza de maneira genuína, é provável despertarmos no próximo a vontade de fazer o mesmo. 
Não costumo usar termos determinativos como “sempre, nunca, todos etc.”, mas acredito que ninguém gostaria de conviver com pessoas indelicadas e rudes, então, apesar de toda a correria e momentos de tensão que vivenciamos em nosso dia-a-dia,  podemos nos esforçar para colocar em prática a gentileza.
Ser amável com os outros faz bem à saúde, e o que acabo de dizer não é mais algum daqueles “achismos” empíricos. 
Sendo gentil, você demonstra ter educação e, acima de tudo, equilíbrio emocional. Essa é uma excelente forma de evitarmos conflitos e inimizades desnecessárias, seja no campo pessoal, seja no profissional. 
Apesar dos problemas que enfrentamos na vida, dos dias que chegamos mais calados no trabalho, quando estamos mais pensativos e tristes, ainda assim podemos e devemos praticar a gentileza.
Esse comportamento trata de você ser gentil consigo mesmo e lidar com as frustrações de maneira leve.
Experimente essa mudança de atitude no seu trabalho, por exemplo, os resultados podem ser surpreendentes como o aumento da produção e de desempenho, além de uma melhora na qualidade de vida como  um todo. Afinal, muitas vezes passamos mais tempo trabalhando que em nossa casa.
Abaixo estão algumas atitudes muito simples de se fazer, mas que podemos exercitar:

  • Sorrir - Não é um sorriso “amarelo”, mas aquele onde se mostra todos os dentes;
  • Oferecer ajuda - Ver a gratidão alheia nos gera sensação de conforto;
  • Aprender a ouvir, mas ouvir de verdade, realizando um contato “olho no olho”;
  • Respeitar as opiniões e diferenças - Todos temos nossas particularidades, vamos aprender a honrar isso;
  • Ser paciente - Às vezes pode parecer difícil, mas um exercício de respiração profunda ajuda nesta tarefa;
  • Não fazer favores esperando algo em troca - A gentileza não é genuína se for aguardando uma premiação
  • Elogiar mais - Elogie a roupa, o comportamento, o cabelo, o trabalho, tanto faz, apenas elogie de forma sincera;
  • Compartilhar novas ideias e informações importantes
  • Agradecer mais - Como já disse em outro exemplo, a gratidão tem poderes incríveis, mas também deve ser sincera.

Ao praticar a gentileza, você terá apenas ganhos, nunca perdas. Mesmo que não seja retribuído como deveria, mesmo que as palavras do profeta Gentileza não se confirme, continue praticando, essa é uma qualidade digna de pessoas nobres. 

E, por incrível que pareça, é uma competência avaliada por muitas empresas.
  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como é o novo perfil do profissional do Turismo?

A realidade do profissional de Turismo tem mudado significativamente. A introdução crescente de mudanças faz com que as empresas de turismo se adaptem, quase que mensalmente, a estas mudanças ou inovações. É preciso perceber que o paradigma é outro, ou seja, os quadros referenciais são outros.

Turma do curso técnico de Logística Encerra comemorando.

Os alunos da turma N1A, do curso Técnico em Logística, fecharam um ciclo de aprendizado e crescimento, ao terminarem a disciplina de Gestão de Pessoas no dia  11 de julho de 2016.

FATE do Pecém comemora a entrega de 120 diplomas e certificados de graduação.

A Faculdade Ateneu do Pecém entregou, no passado 6 de abril, 120 diplomas e certificados de graduação para novos profissionais da área dos Recursos Humanos.