Pular para o conteúdo principal

Conflito entre geraçãos e as divergências no trabalho

Como lidar com os conflitos provenientes das diferenças entre as gerações?

 

Você já parou para pensar que muitos dos conflitos que vivenciamos em nosso dia-a-dia no trabalho resultam das diferenças entre as diferentes gerações que dividem o mesmo espaço?

Se nunca passou pela sua cabeça, saiba que esse é um dos grandes motivos para divergências dentro do ambiente profissional. Em qualquer empresa que vá atuar, ou o cargo que irá desempenhar, terá que conviver e aprender a lidar com isso.

Embora seja um assunto antigo, nunca foi tão atual falar sobre as diferenças e de como elas podem contribuir para inovação das empresas e para nosso crescimento pessoal.

Mesmo que não conheça todas as gerações (Veteranos, Baby Boomer, X, Y, Z, Alpha) e os valores que as definem, é interessante que procure identificar em qual delas você está inserido (a). Esse é o primeiro passo para se entender dentro desse contexto.

O ponto chave dos problemas de relacionamento entre as gerações é a diferença de  expectativas e convicções, como o resultado das mudanças globais, sociais, econômicas, avanços tecnológicos etc. Nascemos em épocas diferentes, quando muitos eventos históricos estavam acontecendo e foram determinantes para a maneira como trabalhamos e nos comunicamos.

Mas, nem tudo está perdido, muitas características entre as gerações são antagônicas, outras são complementares e é com esse pensamento que devemos nos orientar para um postura profissional colaborativa.

Quando estiver envolvido num conflito com alguém de outra geração, procure encontrar um meio termo, pense que você pode ensinar e aprender. Utilizar diversos meios de comunicação é relevante, não foque apenas nos meios eletrônicos, às vezes uma conversa pessoal traz resultados muito mais efetivos.

Quando se trata da comunicação, sempre acreditamos que o nosso jeito é o melhor, mas podemos entender como cada pessoa ou grupo de pessoas gostam de se comunicar. Entender as preferências e valores de cada um faz toda diferença.

Enfim, esteja consciente das diferenças e tente não levar diferenças profissionais para o lado pessoal. Devemos nos abrir para aprender com as experiências e também com as pessoas no nosso dia-a-dia, pensar que nossas metas e objetivos são os mesmos.



Andreza Albuquerque
Gestora de Carreiras da UniAteneu Centro Universitário

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Camila Carla, apresentadora e radialista, visita a FATE e fecha proveitosa parceria.

FATE promove parceria a locutora mais famosa e querida do estado do Ceará.

NAC e Ateneu Pecém Produzem Encontro Especial Para Egressos.

Na noite 9 de novembro a Faculdade Ateneu do Pecém realizou um encontro especial com alunos egressos, formandos de 2016.1 e 2016.2, de três cursos oferecidos no campus. O evento foi organizado pelo Núcleo de Apoio a Carreira (NAC) em parceria com o a gestão da Faculdade Ateneu do Pecém.

Alunos egressos de Fisioterapia da UniAteneu são aprovados no Programa de Residência Integrada da Escola de Saúde Pública do Ceará

  Os alunos egressos do Curso de Fisioterapia da UniAteneu, Carlos Eduardo da Silva e Francisca Meiriane Lima, são aprovados no Programa de Residência Integrada em Saúde Coletiva da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE). Os alunos do  Curso de Fisioterapia  do Centro Universitário Ateneu, Carlos Eduardo da Silva Santana e Francisca Meiriane Pereira Lima, foram aprovados no Programa de Residência Integrada em Saúde Coletiva da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE), no componente multidisciplinar em Crateús. A Residência Integrada em Saúde é um programa de pós-graduação na modalidade Residência em Área Profissional da Saúde, caracterizando-se como educação para o trabalho nas esferas municipais e estaduais de Saúde ou região de Saúde. A ESP-CE capacita lideranças técnicas, científicas e políticas por meio da interiorização da Educação Permanente Interprofissional, visando contribuir para a consolidação da carreira na saúde pública e para o fortalecimento das redes assistenciais d