Pular para o conteúdo principal

Responsabilize-se pelo seu desenvolvimento

Muitas pessoas relatam queixas contra o seu empregador por não terem sido promovidas, apesar do “tempo de casa”. O discurso é sempre o mesmo, “a empresa não me deu oportunidade”. Não precisamos debater sobre a cultura ideal nas empresas, no que se trata a meritocracia, nem tão pouco sobre as diferenças entre as realidades de cada um, mas precisamos discorrer sobre a importância de conhecer nossas fragilidades profissionais, aquilo que ainda podemos aprender, as competências que podem ser desenvolvidas e o que é preciso para superar nossos limites para, então, merecermos as oportunidades.

Sabemos que quando uma empresa tem um programa de treinamento focado no desenvolvimento de seus colaboradores, ela se torna mais competitiva, os colaboradores ficam mais motivados, os clientes percebem o clima etc. São muitos os benefícios, mas não devemos esperar somente pela empresa, podemos e devemos buscar o autodesenvolvimento, é necessário. Temos muitas vantagens quando iniciamos esse processo na busca do autoconhecimento, além de nos possibilitar o conhecimento sobre as exigências do mercado de trabalho e sobre a carreira que escolhemos.

Abaixo um passo a passo simples que pode ajudá-lo nesse processo:

1. Defina seus objetivos. O que é importante para você?
2. Liste os seus pontos fortes e fracos. Parece clichê, mas na maioria das entrevistas de emprego, essa pergunta não é respondida de forma coerente, ou seja, mal sabemos sobre nós mesmos.
3. Pesquise sobre o mercado, o perfil e competências ideais dos profissionais de sucesso. Foque na sua área.
4. Estude. Está sem tempo? Há um mundo de cursos online. Está sem recursos financeiros? Há um universo de cursos gratuitos.
5. Estabeleça metas e prazos.
6. Avalie as suas conquistas.

Núcleo de Apoio a Carreira

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como é o novo perfil do profissional do Turismo?

A realidade do profissional de Turismo tem mudado significativamente. A introdução crescente de mudanças faz com que as empresas de turismo se adaptem, quase que mensalmente, a estas mudanças ou inovações. É preciso perceber que o paradigma é outro, ou seja, os quadros referenciais são outros.

Turma do curso técnico de Logística Encerra comemorando.

Os alunos da turma N1A, do curso Técnico em Logística, fecharam um ciclo de aprendizado e crescimento, ao terminarem a disciplina de Gestão de Pessoas no dia  11 de julho de 2016.

FATE do Pecém comemora a entrega de 120 diplomas e certificados de graduação.

A Faculdade Ateneu do Pecém entregou, no passado 6 de abril, 120 diplomas e certificados de graduação para novos profissionais da área dos Recursos Humanos.