Pular para o conteúdo principal

Responsabilize-se pelo seu desenvolvimento

Muitas pessoas relatam queixas contra o seu empregador por não terem sido promovidas, apesar do “tempo de casa”. O discurso é sempre o mesmo, “a empresa não me deu oportunidade”. Não precisamos debater sobre a cultura ideal nas empresas, no que se trata a meritocracia, nem tão pouco sobre as diferenças entre as realidades de cada um, mas precisamos discorrer sobre a importância de conhecer nossas fragilidades profissionais, aquilo que ainda podemos aprender, as competências que podem ser desenvolvidas e o que é preciso para superar nossos limites para, então, merecermos as oportunidades.

Sabemos que quando uma empresa tem um programa de treinamento focado no desenvolvimento de seus colaboradores, ela se torna mais competitiva, os colaboradores ficam mais motivados, os clientes percebem o clima etc. São muitos os benefícios, mas não devemos esperar somente pela empresa, podemos e devemos buscar o autodesenvolvimento, é necessário. Temos muitas vantagens quando iniciamos esse processo na busca do autoconhecimento, além de nos possibilitar o conhecimento sobre as exigências do mercado de trabalho e sobre a carreira que escolhemos.

Abaixo um passo a passo simples que pode ajudá-lo nesse processo:

1. Defina seus objetivos. O que é importante para você?
2. Liste os seus pontos fortes e fracos. Parece clichê, mas na maioria das entrevistas de emprego, essa pergunta não é respondida de forma coerente, ou seja, mal sabemos sobre nós mesmos.
3. Pesquise sobre o mercado, o perfil e competências ideais dos profissionais de sucesso. Foque na sua área.
4. Estude. Está sem tempo? Há um mundo de cursos online. Está sem recursos financeiros? Há um universo de cursos gratuitos.
5. Estabeleça metas e prazos.
6. Avalie as suas conquistas.

Núcleo de Apoio a Carreira

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Camila Carla, apresentadora e radialista, visita a FATE e fecha proveitosa parceria.

FATE promove parceria a locutora mais famosa e querida do estado do Ceará.

NAC e Ateneu Pecém Produzem Encontro Especial Para Egressos.

Na noite 9 de novembro a Faculdade Ateneu do Pecém realizou um encontro especial com alunos egressos, formandos de 2016.1 e 2016.2, de três cursos oferecidos no campus. O evento foi organizado pelo Núcleo de Apoio a Carreira (NAC) em parceria com o a gestão da Faculdade Ateneu do Pecém.

Ateneu novamente apoia o “MILSET BRASIL” e tem participação destacada no evento.

Pelo segundo ano consecutivo, a Faculdade Ateneu participou como apoiador de uma das propostas científico-acadêmicas mais importantes do Brasil, a feira “EXPO MILSET”. Mais uma vez, a FATE foi apoiadora oficial do evento, e os seus trabalhos e stand foram amplamente reconhecidos pelos presentes.