Pular para o conteúdo principal

OS DESAFIOS DE UMA PROFESSORA DA EDUCAÇÃO INFANTIL




A maioria dos alunos que ingressa no curso de Pedagogia tem como foco trabalhar na área da educação infantil, seja na creche ou pré-escola, cuja finalidade é o desenvolvimento integral da criança em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social. 
É a através do lúdico que a criança aprende com mais facilidade, daí a necessidade de uma formação que capacite o professor a trabalhar jogos e brincadeiras como forma de construí o saber. 
No entanto, muitos professores se deparam com dificuldades que o impedem a desenvolver um bom trabalho, seja por falta de recursos financeiros da escola ou mesmo lacunas em sua formação.

Conversando com Sâmia de Alencar Sousa, professora do curso de Pedagogia da UniAteneu e de educação infantil há 26 anos, podemos perceber a relevância de trabalhar o lúdico em sala de aula, assim como outros pontos relevantes a serem considerados para quem pretende ingressar na área.
  1. Após a graduação escolheu fazer um concurso público ou decidiu atuar em instituições privadas?R- Eu já tinha experiências nos estágios, e após a graduação trabalhei um ano em escola particular e, logo depois passei a atuar em escolas públicas no município de Fortaleza.
  2. Encontrou dificuldades na procura por emprego na área?R- Nenhuma.
  3. Está satisfeito com o salário que recebe?R- Não! Considero que deveríamos receber um salário maior.
  4. Quais atividades costuma utilizar em sala com as crianças?R- Atividades lúdicas, com material concreto, por exemplo: lego, materiais recicláveis, blocos lógico, bolas e materiais diversos.
  5. Quando um aluno apresenta dificuldades na aprendizagem, o que você faz?R- Procuro identificar a dificuldade e elaborar atividades específicas para o aluno.
  6. Para você existe diferença entre ensino público e privado? Porquê?R- Considero que, as diferenças estão na questão da estrutura física, pois, o professor ao ensinar não deve fazer distinção por estar em uma instituição pública ou privada.
  7. Qual a mensagem que você quer passar para estudantes de pedagogia?R- Uma mensagem de otimismo. Que temos que trabalhar com amor e não por amor!





Sâmia possui graduação em Pedagogia, habilitação em administração Escolar e é especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Universidade Estadual do Ceará – UECE.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Camila Carla, apresentadora e radialista, visita a FATE e fecha proveitosa parceria.

FATE promove parceria a locutora mais famosa e querida do estado do Ceará.

NAC e Ateneu Pecém Produzem Encontro Especial Para Egressos.

Na noite 9 de novembro a Faculdade Ateneu do Pecém realizou um encontro especial com alunos egressos, formandos de 2016.1 e 2016.2, de três cursos oferecidos no campus. O evento foi organizado pelo Núcleo de Apoio a Carreira (NAC) em parceria com o a gestão da Faculdade Ateneu do Pecém.

Ateneu novamente apoia o “MILSET BRASIL” e tem participação destacada no evento.

Pelo segundo ano consecutivo, a Faculdade Ateneu participou como apoiador de uma das propostas científico-acadêmicas mais importantes do Brasil, a feira “EXPO MILSET”. Mais uma vez, a FATE foi apoiadora oficial do evento, e os seus trabalhos e stand foram amplamente reconhecidos pelos presentes.