O mundo dos
negócios evolui de tal forma e rapidez que frequentemente gera movimentos que
mudam sensivelmente o dia-a-dia das empresas, seja no Brasil ou em qualquer
lugar do mundo, obrigando estas empresas a serem cada vez mais competitivas nos
respectivos mercados que atuam.
As empresas
estão em busca de retornos rápidos e confiáveis sobre seus investimentos, e
isso exige do profissional de Comércio Exterior uma maior compreensão da
estratégia do negócio e de suas características, para que ele seja mais
seletivo e mais objetivo na priorização de soluções e na escolha de
fornecedores e produtos.
O profissional
de Comércio Exterior deve entender profundamente todas as questões
administrativas, fiscais, cambiais e logísticas relacionadas aos processos de
importações e exportações. Deve possuir também conhecimento suficiente sobre
aspectos contábeis e tributários; de matemática financeira; conhecer geografia,
história e política (nacional e internacional) além de, obviamente, estar apto
a exercer sua profissão em ambientes onde a língua predominante não seja o
português. Neste aspecto, vale a máxima “quanto mais, melhor”.
Este
profissional precisa agir pró – ativamente com vistas a eliminar e/ou minimizar
eventuais problemas que possam ocorrer; saber como encaminhar a solução e quem
contatar no mercado para que os negócios evoluam favoravelmente.
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